“A massagem é uma das artes mais sutis – e ela não é somente uma questão de perícia. Ela é uma questão de amor”.
Considerada por especialistas de diversas partes do mundo uma das mais completas técnicas de massagem, a YMA – Yoga Massagem Ayurvédica mescla procedimentos da massagem indiana com posturas do Yoga.Ou seja: deslizamentos, amassamentos e pressões com as mãos e os pés estimulam a circulação e aquecem a musculatura e as articulações, preparando o corpo para as flexões, torções e alongamentos baseados nas posturas do Yoga.
Além de trabalhar todos os músculos e articulações, a YMA atua também sobre a respiração, a circulação sanguínea e a energia vital, proporcionando o reequilíbrio do indivíduo e, logo, dos seus doshas – os humores.
Por sua complexidade, sofisticação e intensidade, ela traz benefîcios em todos os níveis: físico, mental e energético.
O método conta com cerca de 120 manobras de alongamento. Em cada sessão, são usadas de dez a quinze. Algumas buscam a flexibilidade da coluna; outras, a abertura do peito; há também aquelas voltadas para o alongamento de braços e pernas.
A escolha das manobras e/ou movimentos depende dos objetivos que se quer alcançar e da condição física do paciente.
Seus efeitos são potencializados com a respiração lenta – consciente e profunda do paciente, que proporciona maior oxigenação das células e, consequentemente, um intenso relaxamento muscular.
A massagem é um método de troca, pressionar, friccionar e amassar diversas regiões do corpo, a fim de aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar músculos, tendões, ligamentos e articulações. Tem como finalidade promover o equilíbrio e o bem-estar físico e espiritual.
Contados básicos, como o carinho e o afeto, bem como o toque terapêutico, são recebidos através da pele. À medida que as terminações nervosas são estimuladas, sinais são enviados para o cérebro, propiciando relaxamento, sensação de bem-estar e alívio da dor. Como consequência, o indivíduo passa a ter uma percepção melhor do seu corpo, de suas emoções e sentimentos, o que facilita sua relação consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Com toques lentos, ritmados e profundos, utilizando simultaneamente óleos naturais e pó de cálamo(chamado de vekhand na Índia), trabalham-se todas as partes do corpo: costas e braços, ombros e pescoço, pernas, abdome, tórax, rosto e cabeça.
A pessoas vai aos poucos se sentindo mais relaxada e reenergizada, até que a sensação de conforto e bem-estar irradia para todas as extremidades.
Além de realinhar a estrutura ósseo-muscular, a YMA alivia as tensões (mesmo as tidas como crônicas), fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, rejuvenesce a pele e reduz o estresse e a depressão.
É indicada, ainda, para o tratamento de problemas e insônia, artrite, reumatismo, fibromialgia, irregularidades da pressão sanguínea, asma, tensões físicas e mentais e dores de cabeça, como enxaquecas.
No que diz respeito ao campo espiritual e mental, a YMA alinha e reativa os centros de energia do organismo, desbloqueando o fluxo de energia vital. Possibilita, ainda, um processo de autoconhecimento e transformação de forma natural e consciente.
Chama atenção o quanto, por meio dessa terapia, as pessoas tornam-se mais felizes e mudam a maneira como veem a si mesmas e o mundo ao seu redor.
A massagem é necessária no mundo porque o amor desapareceu.
LIVRO:
YOGA MASSAGEM AYURVÉDICA – A TRANSFORMAÇÃO PELO TOQUE – Método Kusum Modak –
Alda Martinelli
Deixe um comentário